A palavra ábaco teve a sua origem no latim abacus, que por
sua vez originou-se do grego abakos, derivado de abax (lit. Prato de
cálculos).
Podemos considerá-lo como a primeira máquina de calcular
da humanidade e, segundo alguns historiadores, foi inventado, em sua forma
primitiva, na Mesopotâmia
sendo
aperfeiçoado pelos, mas há outras versões como Japonesa, a Asteca e a Russa.
Vamos
conhecer alguns desses modelos?
Chamado
de “Suan Pan” nome originado do mandarim, cada ábaco tem sua forma de contar
esse tem duas contas na parte da cima e 5 contas na parte de baixo , esse ábaco é conhecido como 2/5 esse modelo
é raro fora da china.
O Ábaco Japonês

Conhecido como Soroban,ele é do tipo ¼,surgiu
por volta de 1930 eles adaptaram 1/5 por ¼ para obterem valores entre 0e9 (10
possíveis) em cada coluna.
O Ábaco Asteca
As
contas eram realizadas com grãos de milhos atravessados por cordões montados
numa armação de madeira. Ele é composto por 13 colunas e 7 contas em cada 3 na
parte superior e 4 na parte inferior,os números 7 e 13 são considerados muito
importantes para os astecas.
Conhecido
como schoty, ele é o mais simples e usado até hoje,seu desenho é baseado na
fisionomia da mão humana . A forma de fazer operações é semelhante a do ábaco
chinês.
Esse tipo de ábaco surgio aproximadamente no século XIII
e era usado normalmente como método de cálculo. Consistia numa tábua com 8
sulcos, e em cada sulco inferior havia 5 calculis (bolinhas de contagem)
e, 4 calculis no sulco superior. Seu funcionamento era semelhante a do ábaco atual, deslocando as pedrinhas para
cima e para baixo.
O Ábaco Indiano ou Ábaco de Pinos
Por volta do séc. V, os indianos criaram esse ábaco mais
preocupados em registrar e representar o algarismo zero.
Ele
é composto por hastes que representam as casas das unidades das dezenas,
centenas e milhares em sua ordem correta e o sistema usado para se trabalhar
com esse instrumento é o decimal.
Existem algumas atividades
de matemática com ábaco que podem ser facilmente trabalhadas com alunos de 4º e
5º anos, tendo como objetivo a assimilação do sistema de numeração decimal e as
operações básicas de adição e subtração.
Para essa atividade
utilizaremos o ábaco indiano ou também chamado ábaco de pinos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1 - Realize no ábaco o que é
pedido descrevendo cada procedimento realizado:
A) 100. Retire 36 unidades. Quanto ficou?
B) 240. Retire 15 unidades. Quanto ficou?
C) 99. Acrescente uma dezena. O que aconteceu?
D) 190. Acrescentar duas dezenas. E agora quanto ficou?
E) 999. Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi
preciso fazer?
2 – O estado do Rio de
Janeiro já contabilizou 56 882 casos suspeitos de dengue, com 39 mortes
registradas. Os dados constam de relatório da Secretaria de Saúde, divulgado
esta semana, sobre as ocorrências da doença entre 2 de janeiro e 16 de abril.
Represente no ábaco a
quantidade de casos de dengue contabilizados no Estado do Rio de Janeiro e em
seguida sobre ele faça o que se pede:
a) Decomponha-o.
·
centena + dezena + unidade
·
x 100 + x 10 + x 1
b) Responda
§ Quantas unidades ele tem?
§ Quantas dezenas?
§ Quantas centenas?
§ E quantas unidades de milhar?
§ Há quantas dezenas de milhar?
3 – “Nunca 10”
Objetivos:
Construir o significado de
Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam
contagem;
Compreender e fazer uso do
valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeraçao Decimal.
Material:
·
Ábaco de pinos – 1
por aluno
·
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em
grupos deverão cada um, na sua vez, pegar os dois dados e joga-los, conferindo
o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo
deverão ser colocados argolas correspondentes aos valores obtidos, desde o
primeiro pino, no sentido da direita para a esquerda (que representa as
unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados novamente, cada um na sua
vez.
Quando forem acumuladas 10
argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e
troca-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10
unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os
pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das
unidades), até que sejam acumuladas no pino imediatamente posterior, o pino das
dezenas.
Vencerá quem colocar a
primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
O ábaco de pinos pode ser
construído com diferentes materiais como: caixa de ovos, sabão em pedra ou
isopor (servindo de base para as ordens e classes), palito para churrasco (para
indicar cada ordem), macarrão de furinho, argolas ou borrachinhas para cabelo (representando
a unidade).
Referências Bibliográficas:
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