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sábado, 6 de outubro de 2012

O ÁBACO



A palavra ábaco teve a sua origem no latim abacus, que por sua vez originou-se do grego abakos, derivado de abax (lit. Prato de cálculos).

Podemos considerá-lo como a primeira máquina de calcular da humanidade e, segundo alguns historiadores, foi inventado, em sua forma primitiva, na Mesopotâmia sendo aperfeiçoado pelos, mas há outras versões como Japonesa, a Asteca e a Russa.

            Vamos conhecer alguns desses modelos?

O Ábaco Chinês


Chamado de “Suan Pan” nome originado do mandarim, cada ábaco tem sua forma de contar esse tem duas contas na parte da cima e 5 contas na parte de baixo  , esse ábaco é conhecido como 2/5 esse modelo é raro fora da china.


O Ábaco Japonês





Conhecido como Soroban,ele é do tipo ¼,surgiu por volta de 1930 eles adaptaram 1/5 por ¼ para obterem valores entre 0e9 (10 possíveis) em cada coluna.
 O Ábaco Asteca


As contas eram realizadas com grãos de milhos atravessados por cordões montados numa armação de madeira. Ele é composto por 13 colunas e 7 contas em cada 3 na parte superior e 4 na parte inferior,os números 7 e 13 são considerados muito importantes para os astecas.
 O Ábaco Russo




Conhecido como schoty, ele é o mais simples e usado até hoje,seu desenho é baseado na fisionomia da mão humana . A forma de fazer operações é semelhante a do ábaco chinês.
 O Ábaco Romano


Esse tipo de ábaco surgio aproximadamente no século XIII e era usado normalmente como método de cálculo. Consistia numa tábua com 8 sulcos, e em cada sulco inferior havia 5 calculis (bolinhas de contagem) e, 4 calculis no sulco superior. Seu funcionamento era semelhante a do ábaco atual, deslocando as pedrinhas para cima e para baixo.



O Ábaco Indiano ou Ábaco de Pinos



Por volta do séc. V, os indianos criaram esse ábaco mais preocupados em registrar e representar o algarismo zero.
Ele é composto por hastes que representam as casas das unidades das dezenas, centenas e milhares em sua ordem correta e o sistema usado para se trabalhar com esse instrumento é o decimal.





Existem algumas atividades de matemática com ábaco que podem ser facilmente trabalhadas com alunos de 4º e 5º anos, tendo como objetivo a assimilação do sistema de numeração decimal e as operações básicas de adição e subtração.
Para essa atividade utilizaremos o ábaco indiano ou também chamado ábaco de pinos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1 - Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado:

A)   100. Retire 36 unidades. Quanto ficou?
B)   240. Retire 15 unidades. Quanto ficou?
C)   99. Acrescente uma dezena. O que aconteceu?
D)   190. Acrescentar duas dezenas. E agora quanto ficou?
E)   999. Acrescente uma unidade. Qual o total? O que foi preciso fazer?

2 – O estado do Rio de Janeiro já contabilizou 56 882 casos suspeitos de dengue, com 39 mortes registradas. Os dados constam de relatório da Secretaria de Saúde, divulgado esta semana, sobre as ocorrências da doença entre 2 de janeiro e 16 de abril.
Represente no ábaco a quantidade de casos de dengue contabilizados no Estado do Rio de Janeiro e em seguida sobre ele faça o que se pede:

a)    Decomponha-o.    

·         centena +      dezena +        unidade
·         x  100 +           x 10 +       x 1

b)    Responda

§  Quantas unidades ele tem?
§  Quantas dezenas?
§  Quantas centenas?
§  E quantas unidades de milhar?
§  Há quantas dezenas de milhar?

3 – “Nunca 10”

Objetivos:

Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeraçao Decimal.

Material:

·         Ábaco de pinos – 1 por aluno
·         2 dados por grupo

Metodologia:

Os alunos divididos em grupos deverão cada um, na sua vez, pegar os dois dados e joga-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocados argolas correspondentes aos valores obtidos, desde o primeiro pino, no sentido da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados novamente, cada um na sua vez.

Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e troca-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.

Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.

O ábaco de pinos pode ser construído com diferentes materiais como: caixa de ovos, sabão em pedra ou isopor (servindo de base para as ordens e classes), palito para churrasco (para indicar cada ordem), macarrão de furinho, argolas ou borrachinhas para cabelo (representando a unidade).






Referências Bibliográficas:







 

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