Tá perdido? Pesquise, então.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Biografia e trajetória de um artista que impacta o mundo com a sua arte.


Romero Britto


“Nasci com um dom, e quero dividir com todos.”


Nome Completo:     Romero Britto
Data Nascimento:   06 de outubro de 1963
Naturalidade:          Recife – PE
Área de Atuação:    Pintura
                                Escultura
                                Serigrafia
Movimento:             Pop Art
Site Oficial;              www.britto.com


Autodidata desde tenra idade, Romero Britto já pintava em superfícies tais como jornais e papelões, demonstrando grande interesse pelas artes e exercitando a sua criatividade, apesar das limitações impostas pela pobreza daqueles tempos na cidade do Recife.

Teve o seu primeiro quadro vendido para a OEA (Organização dos Estados Americanos) aos 14 anos de idade, e aos 17 anos ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito.

No ano de 1983, Romero Britto viajou à Paris onde foi fortemente influenciado por Matisse e Picasso, o que o inspirou a unir as técnicas do cubismo e do pop criando, assim, uma arte vibrante, um estilo icônico, descrito pelo The New York Times nos seguintes termos: “emana calor, otimismo e amor”.

1988 foi o ano em que Romero Britto mudou-se para Miami/Fl, tendo suas telas disputadas e tornando-se preferido entre celebridades como Arnold Schwarzenegger, Madonna, e os ex-presidentes Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Menem, respectivamente dos EUA, Brasil e Argentina.

Ilustrou várias campanhas publicitárias, sendo a mais famosa a da Vodka Absolut, onde ele trabalhou ao lado de Andy Warhol e Keith Haring, porém houve, também, outras marcas como Audi, Bentley, Disney, Technomarine, Evian e FIFA.

Para a FIFA, a sua contribuição foi a confecção do cartaz oficial para a Copa do Mundo de 2010.
A Sua Arte tem sido exibida em galerias e museus em mais de 100 países, e para testemunhar o impacto que a sua arte causou na História das Artes Plásticas o ex-governador do Estado da Flórida, Mr. Jeb Bush, o nomeou em 2005, embaixador das artes e, no mesmo ano ele foi convidado a participar da Bienal de Florença juntamente com um seleto grupo de artistas internacionais.

Em 2006 a “Arts and Exhibitions International” convidou Romero Britto a criar uma pirâmide em comemoração ao retorno da exposição do tesouro de Tutankhamon à Londres, depois de uma temporada de 35 anos de ausência.

A escultura é considerada a maior instalação do Hyde Park, equivalendo a um prédio de quatro andares e é um tributo às antigas pirâmides de Gizé, no Egito.

Romero Britto acredita que o artista deva fazer a diferença na vida das pessoas com atitudes positivas, por isso ele está engajado em várias organizações de caridade, inclusive criando, a pedido da Presidenta Dilma Rousseff, o logotipo, entre outras ilustrações, da Rede Cegonha, projeto do Ministério de Saúde que tem por objetivo levar tratamento pré e pós-natal e planejamento familiar para mais de 61 milhões de mulheres carentes no Brasil.


Hoje, Romero Britto é radicado nos EUA, vive em Miami com sua esposa e com seu filho.




 A OBRA REPRODUZIDA

Foi escolhido, pelo grupo, uma das quatro ilustrações pertencentes à coleção Power Flower idealizada por Romero Britto e amplamente comercializada. 

 
A obra escolhida foi a Power Flower I que, por unanimidade do grupo, é a mais alegre e bonita entre as quatro aqui apresentadas.


 Embora Romero Britto atue nas áreas da pintura, serigrafia e escultura, a técnica escolhida para a reprodução de sua obra foi a colagem, demonstrando outra possibilidade para atividade em sala de aula.



Bibliografia